segunda-feira, junho 30, 2008

Na dúvida tome um chá


foto do site
http://hhenkels.googlepages.com/hist_edf2.htm

"Un proverbio chino asegura que el té deja el alma plácida y tranquila, y la vista clara y penetrante. Un obispo francés lo llamó la escoba del cerebro."
http://www.alimentacion-sana.com.ar/informaciones/Chef/Te/inicio.htm

Chás e Infusões

No Brasil, pelo menos no sul, todos são chás: chá mate, chá preto, chá branco, chá de camomila, chá de menta, chá ..., chá ... . O que eu não sabia mas aprendi na Espanha, é que tanto ali quanto em Portugal o que chamamos indiscriminadamente de chá é classificado em dois tipos: a infusão (ou infusión em cast.) e o chá (ou té em castellano).

A infusão, segundo a wikipedia em português, é: "uma bebida feita pela imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver, ou, por vezes, noutros líquidos".
Uma infusão muito típica no sul do Brasil, mas que chamamos com muito orgulho de chá é o chá mate (da planta Ilex paraguarienses)... Para nos fazermos entender em Portugal (e Espanha) deveríamos chamá-lo de infusão de erva mate (ou infusión de yerba mate).

O chá diz respeito somente à infusão de Camelia sinensis, a planta do chá preto, verde, branco, vermelho (Oolong), Rize (Turquia), entre outros (veja mais na wikipedia)...

Nenhum comentário: