segunda-feira, junho 02, 2008

Em tempos de caristia...


foto: cogu de http://www.sxc.hu/photo/374136
Houve um período de minha infância (meados dos anos 80) em que as finanças lá em casa não estavam fáceis... e parece que no Brasil em geral também não. Pois quando subia o feijão (comíamos o tipo carioquinha) minha mãe comprava soja para fazer cozida, além de leite e carne de soja, urgh! :-) Não gostava de leite (quanta frescura!) muito menos do de soja!

Não me lembro muito bem do gosto da soja substituindo o feijão e por isso quero comprar um quilo (aqui em Curitiba está R$3,00 contra $5,00 do feijão preto) e experimentá-la. Aí vai a receita que deverei usar (da revista Boa Forma):

Soja em grão

O grão tem entre 30 e 42% de proteína completa – quantidade e qualidade próximas a da carne vermelha, com a vantagem de ser livre de gordura saturada. Ainda é fonte de fibras, isoflavonas, ferro e cálcio. Cozido, pode ser transformado em salada ou usado em sopas ou, ainda, substituir o feijão. No livro Soja: Nutrição e Saúde (editora Alaúde), a autora, Conceição Trucom, dá a receita básica para cozinhar o grão: despeje quatro xícaras de chá de água fervente sobre duas xícaras de chá de soja seca. Escorra e lave em água corrente. Volte a deixar os grãos de molho em quatro xícaras de chá de água fria por quatro horas. Escorra e lave novamente em água corrente, esfregando os grãos entre a palma das mãos para retirar a casca. Coloque na panela com seis xícaras de chá de água temperada com sal e suco de meio limão. Cozinhe por 15 minutos na pressão.

Nenhum comentário: