quarta-feira, março 07, 2007

mais sobre sardinhas

a minha tendência à especialização me faz buscar mais e mais sobre sardinhas. outra coisa que também me provoca tal atitude é verificar o preço da sardinha no big supermercados (somente hoje): R$ 1,64. claro que não vem limpa, mas por esse preço...! isso não é glamour, é c'est la vie, como diz minha amiga do mundo mundial SAS. acho que a coletânea dos links a seguir é a minha contribuição para o programa Fome Zero. pena que quem precisa é analfabeto digital e não lê muito bem o português, muito menos o espanhol.

Sardinha na brasa (www.manualdochurrasco.com.br)
não é a receita portuguesa original, mas para quem tem a cultura do churrasco, parece ser uma boa tentativa... está bem explicado o que fazer com a barrigada que você também assa junto com a sardinha.

Sardinha na brasa,(www.globo.com/maisvoce)
uhn, :S, não gostei... eu sei, eu sei, este não é um site lá muito sério, imperialista e tudo mais, como o google que me levou até ele, mas não achei uma receita que pareça mais portuguesa que esta, nem em site português (é porque é óbvia demais :-)

Os prazeres da sardinha (www.mulherportuguesa.com)
apresenta os benefícios para a saúde da ingestão da sardinha e dá umas dicas de preparação e acompanhamento para a portuguesa sardinha na brasa.

Sardinas, el gusto por el blanco (www.elvino.com)
cita a melhor época de se comer este peixe (justamente o verão, onde está mais gordinho), algumas maneiras de comê-lo e a melhor harmonização com vinho.

Receitas de peixes diversos (www.webpesca.com.br)
receituário de um site de pesca. não precisei e não experimentei a qualidade, mas tem bastante diversidade, o que nos auxilia a escolher os peixes a comprar.

Peixes & Cia (www.litoralvirtual.com.br)
apresenta os peixes mais típicos do litoral norte de São Paulo e seu uso culinário, quando eles se lembram :-)

algumas idéias que colhi durante esta pesquisa:
1) tempo de cozimento aproximado:
brasa: 15 min
forno: 7 ~ 25 min
vapor: 10 min
marinada: 12 horas
pressão: 25~30 min do início do cozimento ou 20 min do início da pressão

2) ingredientes interessantes que parecem combinar com a sardinha: pimentão vermelho ou amarelo , maçã verde, alcaparras.

Nenhum comentário: