sábado, março 18, 2006

as abelhas do meu pé de manjericão


uma das coisas que mais me encantava do meu antigo pé de manjericão, além do cheiro maravilhoso da erva fresca e de seu uso culinário (é claro!), era a quantidade e diversidade de abelhas que vinham até ele, aproveitar o pólen das suas florzinhas minúsculas. uma vez contei cinco tipos diferentes de abelhas e vespas!

quando o nosso antigo pé de manjericão morreu, ficamos preocupados achando que não teríamos outro igual, mas pelo tamanho atual do novo, vemos que ali teremos sucesso...

o tipo de manjericão que temos plantado no nosso herbário (se é que podemos chamá-lo assim :) é aquele da folha grande, que vai muito bem no sol forte. tentamos plantar aquele da folha verde menor, a partir de uma muda, mas acho que o sol foi demais e ele se queimou... nossa última tentativa na área do manjericão foi o de folha roxa. achávamos que ele era forte, mas as poucas mudas que cresceram a partir de sementes também morreram.

recentemente fiz um outro herbário, desta vez em um dois vasos grandes para que eu possa movês-lo de lugar, de acordo com a necessidade das plantinhas. ali plantei: orégano, tomilho, sálvia e alecrim, em um, e salsinha, cebolinha fina, cebolinha normal e coentro, em outro. no vaso da salsinha vingaram todas as ervas, mas no outro vaso somente nasceu o tomilho. nunca imaginei que o alecrim fosse díficil de nascer a partir de sementes. vamos tentar com muda/talo da próxima vez...

Nenhum comentário: